A construção do CEI 13 de Maio
Em outubro de 1981, o então prefeito da cidade de São Paulo, Reinaldo Egydio de Barros, inaugurou na Rua 13 de Maio, 1279 o Centro de Infantil de Proteção à Saúde, tendo como vizinho, de muro, ao lado direito uma unidade do Ministério Público estadual e ao lado esquerdo um casarão antigo. Em frente há o campus da Universidade Anhembi Morumbi. No sentido Nove de Julho, a rua está repleta de cantinas italianas e mais à frente o teatro Sérgio Cardoso, no sentido shopping Paulista, tem diversos hospitais e agências bancárias.
Mapa da localização do CEI 13 de MaioEm 18 de julho de 1994, foi criado pelo Decreto
n° 34.342 um Centro de Convivência Infantil, vinculado à Secretaria dos
Negócios Jurídicos.
A partir de 04 de janeiro de 2003, pelo Decreto
n° 42.773, tornou-a uma Creche Conveniada com a Secretaria Municipal de
Educação (SME) e atendia somente filhos de funcionários públicos.
Os espaços do CEI estão em constantes transformações, pois compreende-se que o espaço é parte importante da mediação que podemos e devemos desenvolver para/com as crianças, como explicita o Currículo Integrador da Infância Paulistana:
Um currículo que considera que a criança ingressa na Educação Infantil
como bebê e que chega alguns anos depois no Ensino Fundamental é a mesma
criança, ainda que transformada pelas experiências vividas, organiza os espaços
por onde circulam bebês e crianças (os diferentes ambientes da área interna e
da área externa das Unidades Educacionais, todos eles igualmente importantes
para a experiência vivida por bebês e crianças) de modo que sejam acolhedores,
seguros, desafiadores e que possibilitem a interação e a participação entre
adultos, bebês e crianças de diferentes idades, que conciliem a livre
exploração e a expressão das individualidades, assim como elementos das
culturas vividas por bebês e crianças com elementos da cultura universal que
deve ser usufruída por todas as pessoas. (p.48)
(acesso ao Currículo Integrador da Infância Paulistana)
A reorganização dos espaços visa construir uma escola acolhedora, tanto para as crianças, como para funcionários(as) que aqui trabalham, pois há a concepção de que cada ambiente deve ser pensado de forma a ser aconchegante e capaz de permitir ações diversificadas que propiciem prazer para bebês e crianças em suas interações, brincadeiras, criações e recriações e o que mais a imaginação permitir.
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