Pular para o conteúdo principal

CEI 13 de Maio

                                 A construção do CEI 13 de Maio

Em outubro de 1981, o então prefeito da cidade de São Paulo, Reinaldo Egydio de Barros, inaugurou na Rua 13 de Maio, 1279 o Centro de Infantil de Proteção à Saúde, tendo como vizinho, de muro, ao lado direito uma unidade do Ministério Público estadual e ao lado esquerdo um casarão antigo. Em frente há o campus da Universidade Anhembi Morumbi. No sentido Nove de Julho, a rua está repleta de cantinas italianas e mais à frente o teatro Sérgio Cardoso, no sentido shopping Paulista, tem diversos hospitais e agências bancárias.

                                                                     Mapa da localização do CEI 13 de Maio

Em 18 de julho de 1994, foi criado pelo Decreto n° 34.342 um Centro de Convivência Infantil, vinculado à Secretaria dos Negócios Jurídicos.

A partir de 04 de janeiro de 2003, pelo Decreto n° 42.773, tornou-a uma Creche Conveniada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e atendia somente filhos de funcionários públicos.

 

Vista externa do CEI 13 de Maio

  

Os espaços do CEI estão em constantes transformações, pois compreende-se que o espaço é parte importante da mediação que podemos e devemos desenvolver para/com as crianças, como explicita o Currículo Integrador da Infância Paulistana:

Um currículo que considera que a criança ingressa na Educação Infantil como bebê e que chega alguns anos depois no Ensino Fundamental é a mesma criança, ainda que transformada pelas experiências vividas, organiza os espaços por onde circulam bebês e crianças (os diferentes ambientes da área interna e da área externa das Unidades Educacionais, todos eles igualmente importantes para a experiência vivida por bebês e crianças) de modo que sejam acolhedores, seguros, desafiadores e que possibilitem a interação e a participação entre adultos, bebês e crianças de diferentes idades, que conciliem a livre exploração e a expressão das individualidades, assim como elementos das culturas vividas por bebês e crianças com elementos da cultura universal que deve ser usufruída por todas as pessoas.        (p.48)

                        (acesso ao Currículo Integrador da Infância Paulistana)

 

                                                             Espaços Internos do CEI 13 de Maio


A reorganização dos espaços visa construir uma escola acolhedora, tanto para as crianças, como para funcionários(as) que aqui trabalham, pois há a concepção de que cada ambiente deve ser pensado de forma a ser aconchegante e capaz de permitir ações diversificadas que propiciem prazer para bebês e crianças em suas interações, brincadeiras, criações e recriações e o que mais a imaginação permitir.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS "TERRITÓRIOS"

  Você sabia que nossa Unidade Educacional se organiza para que todas as crianças e bebês brinquem simultaneamente? Isto acontece 4 vezes por semana, terças e quintas pela manhã e quartas e sextas pela tarde. Por que fazemos isso? Estudos recentes, e outros nem tão recentes assim, comprovam a importância das crianças brincarem com diferentes faixas etárias, terem a oportunidade de escolherem as propostas de acordo com seus interesses e o mais importante, criarem um sentimento de pertencimento. Como se dá a proposta? Quando o tempo permite, realizamos a proposta do lado externo, geralmente na área do parque. Mas, se chover ou fizer muito frio, a proposta se realiza na parte interna do nosso CEI. O que as crianças aprendem ao viverem os “territórios”? Muitas coisas, desde conhecimentos científicos e artísticos, passando por questões emocionais e adentrando na compreensão das situações do cotidiano. A proposta visa permitir que as crianças e bebês possam viver brincadeiras simb...

As professoras do BII trazem mais esta música sobre o desfralde do Mundo Bita. Vamos ouvir?