Pular para o conteúdo principal

Festa dos aniversariantes de janeiro, fevereiro e março

 Olá famílias, 

na sexta-feira, dia 31 de março,  comemoramos a festa dos aniversariantes do mês de janeiro, fevereiro e março. O livro escolhido como tema da festa foi "É o tambor de crioula", de Sonia Rosa. Assim, o ritmo provindo dessa manifestação cultural do Maranhão trouxe as danças, as cores e a alegria do nordeste brasileiro para o nosso CEI.

Também fizemos uma deliciosa receita da chefe Aline Chermoura, que pesquisa a cozinha da diáspora africana pelas américas.


Mousse de inhame com cacau (doces ancestraisr)

Receita da chef Aline Chermoula. 


1 ½ xícara de inhame descascado e cozido;

1 caixa pequena de leite condensado; (usamos o sem lactose)

1 xícara de cacau em pó;

1 xícara e meia de leite integral; (usamos o sem lactose)

12 folhas de macassá (pode substituir por 20 ml de essência de baunilha).

Modo de preparo

Descasque o inhame e corte em rodelas. Cozinhe até o garfo entrar com facilidade. Escorra e reserve 100 ml da água do cozimento.

Prepare uma infusão com o leite e as folhas de macassá: ferva o leite, adicione as folhas, tampe e deixe abafado por 10 minutos (se for usar extrato de baunilha, o processo é o mesmo).

Bata no processador o inhame e a infusão até obter uma massa homogênea.

Leve a massa ao fogo baixo, adicione o leite condensado, 70 gramas de cacau e mexa até a massa ficar uniforme.

Coloque em um refratário de vidro untado com manteiga e deixe refrigerar por 4 horas.


Gostaríamos de agradecer a presença das famílias e também as generosas doações de frutas, que tornaram nossa festa muito mais apetitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS "TERRITÓRIOS"

  Você sabia que nossa Unidade Educacional se organiza para que todas as crianças e bebês brinquem simultaneamente? Isto acontece 4 vezes por semana, terças e quintas pela manhã e quartas e sextas pela tarde. Por que fazemos isso? Estudos recentes, e outros nem tão recentes assim, comprovam a importância das crianças brincarem com diferentes faixas etárias, terem a oportunidade de escolherem as propostas de acordo com seus interesses e o mais importante, criarem um sentimento de pertencimento. Como se dá a proposta? Quando o tempo permite, realizamos a proposta do lado externo, geralmente na área do parque. Mas, se chover ou fizer muito frio, a proposta se realiza na parte interna do nosso CEI. O que as crianças aprendem ao viverem os “territórios”? Muitas coisas, desde conhecimentos científicos e artísticos, passando por questões emocionais e adentrando na compreensão das situações do cotidiano. A proposta visa permitir que as crianças e bebês possam viver brincadeiras simb...

As professoras do BII trazem mais esta música sobre o desfralde do Mundo Bita. Vamos ouvir?