Pular para o conteúdo principal

CANTOS E ENCONTROS

Os espaços organizados para propiciar aprendizagens nas interações    

 

Nas salas de referência, os ambientes são organizados com brinquedos e materiais que despertam a curiosidade e o prazer de agir dos bebês e crianças propiciando a descoberta de diversas formas de interação com os objetos. Partimos do princípio que as crianças desde pequenas podem e devem circular livremente pelos espaços do CEI, escolhendo onde e com quem brincar, possibilitamos a vivência desde muito cedo do exercício da autonomia.


Sendo assim, as portas das salas costumam ficar abertas, para que bebês  e crianças possam se relacionar nos diversos agrupamentos. As trocas dos bebês com as  “crianças mais velhas”, por exemplo, tem gerado momentos de aprendizagens, afeto e cuidado, além de ampliar o repertório imaginativo e criativo dos bebês. Também estimulamos essas trocas, organizando territórios de brincar no hall entre as salas e no parque, tornando esses lugares um grande espaço de confraternização. 





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS "TERRITÓRIOS"

  Você sabia que nossa Unidade Educacional se organiza para que todas as crianças e bebês brinquem simultaneamente? Isto acontece 4 vezes por semana, terças e quintas pela manhã e quartas e sextas pela tarde. Por que fazemos isso? Estudos recentes, e outros nem tão recentes assim, comprovam a importância das crianças brincarem com diferentes faixas etárias, terem a oportunidade de escolherem as propostas de acordo com seus interesses e o mais importante, criarem um sentimento de pertencimento. Como se dá a proposta? Quando o tempo permite, realizamos a proposta do lado externo, geralmente na área do parque. Mas, se chover ou fizer muito frio, a proposta se realiza na parte interna do nosso CEI. O que as crianças aprendem ao viverem os “territórios”? Muitas coisas, desde conhecimentos científicos e artísticos, passando por questões emocionais e adentrando na compreensão das situações do cotidiano. A proposta visa permitir que as crianças e bebês possam viver brincadeiras simb...

As professoras do BII trazem mais esta música sobre o desfralde do Mundo Bita. Vamos ouvir?