Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÕES E REFLEXÕES

Nós professores de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo temos, ao longo do ano, diversos momentos de formação pedagógica. O principal deles acontece 3 vezes por semana, o PEA (plano especial de ação). Nos reunimos por 1 hora às terças, quartas e quintas-feiras para estudarmos e discutirmos nossas ações pedagógicas. O tema do PEA desse ano é "Acolhendo: espaço e materiais como intencionalidade de aprendizagem". Nesses encontros que acontecem junto ao coordenador pedagógico, realizamos estudos e discussões a cerca da nossa prática diária. 4 vezes ao ano temos a reunião pedagógica que acontece coletivamente, com todos os funcionários da escola. Já falamos sobre uma dessas reuniões aqui no blog e em breve escreveremos sobre a que aconteceu na semana passada. Nessas reuniões podemos nos aprofundar nos estudos relacionados a temática do PEA, de forma a trocar experiências com todos os responsáveis pelo dia a dia de bebês e crianças da unidade educacional. Por fim, duas vezes ao ano, a secretaria de educação realiza a jornada pedagógica. Nesses encontros, podemos trocar experiências com outras Unidades Educacionais além de recebermos formadores especialistas de diversas partes do Brasil. Nossa primeira Jornada Pedagógica nesse ano aconteceu em junho e contou com a participação de professores e gestores de alguns CEIs conveniados da região além da formação de Eliana Bhering, professora, especialista em "Programas e Práticas na Educação da Infância", da Universidade UFRJ, que nos provocou com uma brilhante reflexão sobre a escrita dos Relatórios de Aprendizagem. 



Acreditamos na importância das famílias conhecerem aquilo que tange nosso fazer diário, por isso seguiremos compartilhando com vocês nossos estudos e reflexões para caminharmos juntos nesse processo de construção de conhecimento. Lembramos que o principal documento que norteia nosso trabalho é o Currículo da Cidade de São Paulo, 2019, que foi escrito por um grupo de professores e gestores da prefeitura de São Paulo e foi construído junto a todas as Unidades Educacionais, que puderam ler seu conteúdo, refletir e elaborar sugestões antes que o documento fosse publicado. 

cc-educacao-infantil.pdf (prefeitura.sp.gov.br)

cc-educacao-infantil.pdf (prefeitura.sp.gov.br)

Por fim, gostaríamos de compartilhar o Instagram do grupo GCOL - Grupo Colaborativo de Estudo. Lá, nosso coordenador pedagógico, Cristiano Rogério Alcântara,  publica textos diários sobre seus estudos e ações como coordenador pedagógico. As postagens possuem ricas reflexões sobre como o trabalho pedagógico exige aprofundamento e conhecimento para gerar praticas humanas e respeitosas ao protagonismo de bebês e crianças. 

GCOL (@grupocolaborativo_gcol) • Fotos e vídeos do Instagram



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS "TERRITÓRIOS"

  Você sabia que nossa Unidade Educacional se organiza para que todas as crianças e bebês brinquem simultaneamente? Isto acontece 4 vezes por semana, terças e quintas pela manhã e quartas e sextas pela tarde. Por que fazemos isso? Estudos recentes, e outros nem tão recentes assim, comprovam a importância das crianças brincarem com diferentes faixas etárias, terem a oportunidade de escolherem as propostas de acordo com seus interesses e o mais importante, criarem um sentimento de pertencimento. Como se dá a proposta? Quando o tempo permite, realizamos a proposta do lado externo, geralmente na área do parque. Mas, se chover ou fizer muito frio, a proposta se realiza na parte interna do nosso CEI. O que as crianças aprendem ao viverem os “territórios”? Muitas coisas, desde conhecimentos científicos e artísticos, passando por questões emocionais e adentrando na compreensão das situações do cotidiano. A proposta visa permitir que as crianças e bebês possam viver brincadeiras simb...

As professoras do BII trazem mais esta música sobre o desfralde do Mundo Bita. Vamos ouvir?