Pular para o conteúdo principal

COZINHA EXPERIMENTAL

 Olá famílias do CEI 13 de Maio! Retornamos as postagens do blog e desejamos compartilhar com vocês nosso dia a dia escolar. Nossa primeira postagem é sobre a Cozinha Experimental, projeto que norteia nossas práticas em 2022. 


No ano de 2021, mais especificamente em agosto, com a retomada do atendimento presencial nas unidades escolares da cidade de São Paulo, enquanto o MGI B brincava na varanda superior do CEI, a pequena Helena Pouseiro percebeu que do lado direito haviam muitas copas de árvores e se interessou, chamando a atenção das colegas Eloá e Catarina, a época foi dialogado com as pequenas sobre as árvores tratarem-se de jabuticabeiras e pertencerem ao vizinho da casa ao lado do CEI.
As pequeninas se mostraram surpresas com o nome da fruta, demonstrando curiosidade pelo sabor daquelas frutinhas pretas e em forma esférica. Diante dos questionamentos, o CEI entrou em contato com os proprietários do espaço sobre a possibilidade de levar às crianças para conhecerem e experimentarem no pé a jabuticaba. Pedido prontamente atendido e que proporcionou aos pequenos/pequenas uma manhã interessante e saborosa.

Já no ano de 2022, o Coordenador Pedagógico Cristiano Rogério Alcântara, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e Doutor e pós-Doutor pela PUC-SP, por meio de suas interações com o corpo docente e intervenções junto aos bebês e crianças, apontou que o interesse dos pequenos permanecia em conhecer e experimentar novos alimentos.

Logo, o que era uma proposta de atividade, transforma-se no Projeto da Cozinha Experimental, que tem a intenção de contribuir para a elaboração de ações didáticas visando experiências que despertarão a curiosidade e movimento investigativo das crianças propiciando que experimentem e conheçam diversos alimentos e suas diferentes formas de preparo; descobrindo texturas, cores, sabores e cheiros, podendo assim resolver alguma dificuldade de alguns bebês e crianças de se alimentarem e experimentarem novos pratos culinários, além de constituir-se como uma ação capaz de garantir a ampliação do repertório vocabular, através de experimentações e vivências significativas que serão inseridas no cotidiano das crianças de maneira natural.




Assim, as formações e orientações dadas por Yuri Almeida Rocha, formado em Fonoaudiologia pela UFMG, cursando mestrado na mesma instituição, e Siméia dos Santos Nascimento, Mestre em Ciências da Nutrição pela UNIFESP, vêm trazer luz às práticas pedagógicas sobre como elaborar estratégias que contribuam para ampliar o vocabulário dos bebês e crianças do CEI. Desde março até este mês de maio já ocorreram três encontros para reflexão e diálogo sobre as propostas que estão sendo desenvolvidas, bem como os caminhos a serem seguidos com cada agrupamento, posto existir correlação que parece haver entre as crianças que apresentam melhor desenvolvimento cognitivo e a oportunidade de experimentarem uma ampla variedade de alimentos, com cores, sabores e texturas diferentes.

Em seguida, apresentamos alguns destes momentos experienciados no CEI 13 de Maio.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS "TERRITÓRIOS"

  Você sabia que nossa Unidade Educacional se organiza para que todas as crianças e bebês brinquem simultaneamente? Isto acontece 4 vezes por semana, terças e quintas pela manhã e quartas e sextas pela tarde. Por que fazemos isso? Estudos recentes, e outros nem tão recentes assim, comprovam a importância das crianças brincarem com diferentes faixas etárias, terem a oportunidade de escolherem as propostas de acordo com seus interesses e o mais importante, criarem um sentimento de pertencimento. Como se dá a proposta? Quando o tempo permite, realizamos a proposta do lado externo, geralmente na área do parque. Mas, se chover ou fizer muito frio, a proposta se realiza na parte interna do nosso CEI. O que as crianças aprendem ao viverem os “territórios”? Muitas coisas, desde conhecimentos científicos e artísticos, passando por questões emocionais e adentrando na compreensão das situações do cotidiano. A proposta visa permitir que as crianças e bebês possam viver brincadeiras simb...

As professoras do BII trazem mais esta música sobre o desfralde do Mundo Bita. Vamos ouvir?