Olá famílias do CEI 13 de Maio! Retornamos as postagens do blog e desejamos compartilhar com vocês nosso dia a dia escolar. Nossa primeira postagem é sobre a Cozinha Experimental, projeto que norteia nossas práticas em 2022.
No ano de 2021, mais especificamente em agosto, com a retomada do atendimento presencial nas unidades escolares da cidade de São Paulo, enquanto o MGI B brincava na varanda superior do CEI, a pequena Helena Pouseiro percebeu que do lado direito haviam muitas copas de árvores e se interessou, chamando a atenção das colegas Eloá e Catarina, a época foi dialogado com as pequenas sobre as árvores tratarem-se de jabuticabeiras e pertencerem ao vizinho da casa ao lado do CEI.
As pequeninas se mostraram surpresas com o nome da fruta, demonstrando curiosidade pelo sabor daquelas frutinhas pretas e em forma esférica. Diante dos questionamentos, o CEI entrou em contato com os proprietários do espaço sobre a possibilidade de levar às crianças para conhecerem e experimentarem no pé a jabuticaba. Pedido prontamente atendido e que proporcionou aos pequenos/pequenas uma manhã interessante e saborosa.
Já no ano de 2022, o Coordenador Pedagógico Cristiano Rogério Alcântara, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e Doutor e pós-Doutor pela PUC-SP, por meio de suas interações com o corpo docente e intervenções junto aos bebês e crianças, apontou que o interesse dos pequenos permanecia em conhecer e experimentar novos alimentos.
Logo, o que era uma proposta de atividade, transforma-se no Projeto da Cozinha Experimental, que tem a intenção de contribuir para a elaboração de ações didáticas visando experiências que despertarão a curiosidade e movimento investigativo das crianças propiciando que experimentem e conheçam diversos alimentos e suas diferentes formas de preparo; descobrindo texturas, cores, sabores e cheiros, podendo assim resolver alguma dificuldade de alguns bebês e crianças de se alimentarem e experimentarem novos pratos culinários, além de constituir-se como uma ação capaz de garantir a ampliação do repertório vocabular, através de experimentações e vivências significativas que serão inseridas no cotidiano das crianças de maneira natural.
Assim, as formações e orientações dadas por Yuri Almeida Rocha, formado em Fonoaudiologia pela UFMG, cursando mestrado na mesma instituição, e Siméia dos Santos Nascimento, Mestre em Ciências da Nutrição pela UNIFESP, vêm trazer luz às práticas pedagógicas sobre como elaborar estratégias que contribuam para ampliar o vocabulário dos bebês e crianças do CEI. Desde março até este mês de maio já ocorreram três encontros para reflexão e diálogo sobre as propostas que estão sendo desenvolvidas, bem como os caminhos a serem seguidos com cada agrupamento, posto existir correlação que parece haver entre as crianças que apresentam melhor desenvolvimento cognitivo e a oportunidade de experimentarem uma ampla variedade de alimentos, com cores, sabores e texturas diferentes.
Em seguida, apresentamos alguns destes momentos experienciados no CEI 13 de Maio.
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