Pular para o conteúdo principal

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO

 Uma festa, muitas descobertas…

Ao iniciarmos o mês, a escolha do livro, que traz a temática para festa dos aniversariantes, é o primeiro passo para começarmos a pensar sobre a construção da festa,  que é realizada pelo coletivo de bebês, crianças, famílias e professores. No último mês de maio, os professores se reuniram e consideraram alguns critérios para escolha da obra: o livro escolhido deveria ter ligação com a obra proposta no mês anterior: “ O Caso do Bolinho”, de Tatiana Belinky. Além disso, deveria possibilitar a discussão sobre alimentação com as crianças, se relacionando com o projeto da cozinha experimental.  A obra “ O Grande Rabanete”, da mesma autora, foi apresentada aos bebês e crianças,  que logo se identificaram com a história e os personagens: o vovô, a vovó, a netinha, o Totó, o gato, o rato e a minhoca.

Assim, foram surgindo muitas ações coletivas, degustamos o rabanete, in natura, cozido e também chips. Plantamos rabanetes, depois cenouras e beterrabas,  fizemos uma pesquisa para verificar qual o procedimento para plantar cada legume, as crianças levantaram hipóteses, observaram, questionaram:   

“ Quanto tempo levará para os rabanetes serem colhidos? e as cenouras?”  “ O que é necessário fazer para que cresçam?

Outra ação significativa, foi o registro coletivo das observações, que foram feitas no calendário, algo que ajuda na compreensão do tempo pelas crianças. Durante as discussões sobre o livro ‘’O Grande Rabanete” , pensamos sobre os personagens: vovô, vovó e netinha, que possuem uma relação de parentesco, propusemos a construção da árvore genealógica de cada criança, registrando os nomes dos familiares. 

Ao pesquisar sobre a escritora Tatiana Belinky, encontramos registros fotográficos dos seus pais e avós, descobrimos a sua nacionalidade Russa e sua trajetória.  No dia anterior à festa, fomos ao Sacolão, próximo ao CEI,  compramos frutas para a festa: ameixas, uvas, mangas, morangos, mexericas, kiwis. Verificamos os preços, comparando-os, pesamos os alimentos e utilizamos dinheiro (cédulas e moedas) para compra-los.

As produções dos bebês e  crianças e fotografias de todo o processo fizeram parte do cenário da festa, as frutas foram servidas com muito capricho, pensando na estética, pois é algo que consideramos importante para estimular o interesse no alimento.

A festa foi linda, as crianças apreciaram cada momento, fizemos teatro de fantoches no parque e as crianças circularam pelo espaço com autonomia, degustando os alimentos. Os aniversariantes do mês de maio foram: Henrique (BII), Liz (BII), Bella (BII), Safira (MGII), Ana Maria (A. D.), Márcio (professor), Gislane (professora) e Maria de Fátima (POT). 

Parabéns a todos os envolvidos!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS "TERRITÓRIOS"

  Você sabia que nossa Unidade Educacional se organiza para que todas as crianças e bebês brinquem simultaneamente? Isto acontece 4 vezes por semana, terças e quintas pela manhã e quartas e sextas pela tarde. Por que fazemos isso? Estudos recentes, e outros nem tão recentes assim, comprovam a importância das crianças brincarem com diferentes faixas etárias, terem a oportunidade de escolherem as propostas de acordo com seus interesses e o mais importante, criarem um sentimento de pertencimento. Como se dá a proposta? Quando o tempo permite, realizamos a proposta do lado externo, geralmente na área do parque. Mas, se chover ou fizer muito frio, a proposta se realiza na parte interna do nosso CEI. O que as crianças aprendem ao viverem os “territórios”? Muitas coisas, desde conhecimentos científicos e artísticos, passando por questões emocionais e adentrando na compreensão das situações do cotidiano. A proposta visa permitir que as crianças e bebês possam viver brincadeiras simb...

As professoras do BII trazem mais esta música sobre o desfralde do Mundo Bita. Vamos ouvir?